DarK_SharK @ 19:42

Seg, 18/08/08

Finalmente a 3 Aula de Programação chega aqui ao blog PSP-NEWS, se estavas muito ancioso não era preciso tanto, pois mais uma aula fresquinha aqui acaba de chegar. desta vez nesta aula vai ser algo diferente, vamos fazer um snippet*.
 
Deves em primeiro lugar ver a Aula 1 e 2, para que possas perceber como se faz um homebrew para a tua PSP. Se já lestes as aulas anteriores podes seguir em frente.
 

--Colocar cores.
verde=Color.new(0,255,0)
branco = Color.new(255,255,255)

--Criar o solo
solo = Image.createEmpty(480,10)
solo:clear(verde)

--Criar personagem
player1 = Image.createEmpty(32,32)
player1:clear(branco)

--Esta parte da personagem pode ser trocada por uma imagem de uma personagem, para isso deves usar as funtions para por uma imagem do ecrã, no solo também podes fazer o mesmo.

--Personagem detalhes
player = {}
player.gravidade = 230
player.y = 230
player.x = 50
player.velocidadeSalto = 10
player.estadoSalto = "solo"

--player.gravidade é a gravidade da nossa personagem, o player.y é localização no nosso jogador nos eixos do Y, e o player.x nos eixos do X, e velocidade do salto pode ser alterada, mas 10 corresponde a um salto mais real.
--Controlos
while true do
pad = Controls.read()
screen:clear()

if pad:left() then
player.x = player.x - 2
end
if pad:right() then
player.x = player.x + 2
end
--Agora vem a parte do controlo do salto
if pad:cross() and player.estadoSalto == "solo" then
player.estadoSalto = "saltando"
end
--Agora vem a parte seguinte
if player.estadoSalto == "saltando" then
player.velocidadeSalto = player.velocidadeSalto - 0.5
player.gravidade = player.gravidade - player.velocidadeSalto
end
--A cair
if player.velocidadeSalto < 0 then
player.estadoSalto = "caindo"
end
if player.gravidade < 230 and player.estadoSalto == "caindo" then
player.velocidadeSalto = player.velocidadeSalto + 0.5
player.gravidade = player.gravidade + player.velocidadeSalto
end
if player.gravidade == 230 then
player.velocidadeSalto = 10
player.estadoSalto = "solo"
end
if player.gravidade > 230 then player.gravidade = 230 end
--Para que a personagem posso saltar, é muito importante esta parte:
player.y = player.gravidade
--Para finalisar o snippet coloca:
screen:blit(player.x,player.y,player1)
screen:blit(0,262,solo)

screen:print(10,10,"X: "..player.x.." Y: "..player.y,verde)
screen:print(10,20,"estadoSalto: "..player.estadoSalto,verde)

screen.waitVblankStart()
screen.flip()
end
 

 

Aqui tens um snippet para poderes por a tua personagem a saltar, e já sabes na 4ª aula vamos ensinar a modificar este codigo e a por uma persogem em imagem. Se tivestes dúvidas podes deixar um comentário.


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